História da Festa de Sant'Ana
Menu de Artigos
Divulgação de Eventos da Paróquia
Conheça nossas Pastorais
Saiba mais sobre nossas comunidades
Horários de Missas, Casamentos e Batizados
Menu de Avisos
Menu de Notícias
Menu de Orações
Hinos - Letras e Músicas
Jornal Catedral Informa - PDF

 PROCISSÃO DE SENHORA SANT'ANA - EXCELSA PADROEIRA - 26.07.2017
Às 16 horas do dia 26 de julho, aconteceu a tradicional Procissão de Senhora Sant'Ana. Saindo da Catedral Metropolitana de Feira de Santana, tendo a frente o Arcebispo Metropolitano Dom Zanoni Demettino Castro, o Arcebispo Emérito Dom Itamar Vian, presbíteros de diversas paróquias da Arquidiocese com imagens dos seus respectivos padroeiros, além de milhares de fiéis. A Procissão percorreu as principais ruas centrais da cidade retornando para a Catedral, onde Dom Zanoni fez uma profunda reflexão e aconteceu a Bênção do Santíssimo Sacramento, encerrando assim os festejos 2017. (Foto aérea: Reinaldo Pinto)

 DIA DE SENHORA SANT'ANA - EXCELSA PADROEIRA - 10HS MANHÃ - 26.07.2017
Chegou o dia da grande festa da nossa Excelsa Padroeira Senhora Sant'Ana. Às 10:00 horas da manhã aconteceu a Solene Celebração Eucarística, Presidida pelo Exmo. Revmo. Dom Zanoni Demettino Castro, Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana, tendo como Pregador da Festa o Exmo. Revmo. Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte. (Foto: Edilson Pereira).

 FESTA FESTA DE SANT'ANA - 9ª NOITE 25.07.2017
Aconteceu a nona noite do Novenário da Festa de Sant'Ana 2017, noite dedicada aos Devotos, aos Seminários Santana Mestra e Propedêutico, às Comissões de Sant'Ana e à Comissão da Festa 2017. A noite teve como pregador Dom Zanoni Demettino Castro, Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana. O tema abordado foi "Bem-Aventurada aquela que acreditou." Foram homenageados o Portal Fé Católica, Seminário Maior Sant'Ana Mestra, Seminário Propedêutico Nossa Senhora da Providência, Faculdade Católica de Feira de Santana, Colaboradores e Amigos de Sant'Ana, Comissões passadas de Sant'Ana e Comissão da Festa 2017. (Foto: Edilson Pereira).

 FESTA FESTA DE SANT'ANA - 8ª NOITE 24.07.2017
Aconteceu a oitava noite do Novenário da Festa de Sant'Ana 2017, noite Mariana dedicada aos Avós, aos Idosos e à Comunidade São Francisco de Assis. A noite teve como pregador Pe. Adilton Pinto Lopes, Reitor da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia e Diretor do Instituto de Teologia da UCSal. O tema abordado foi "Alegra-te, Cheia de Graça, o Senhor está contigo!" Foram homenageados a Legião de Maria, Mãe Rainha, Terço das Mulheres, Apostolado da Oração, Pastoral da Pessoa Idosa, Dispensário Santana, Pastoral da Escuta, Vicentinos e Paróquias da Forania VII: Santa Barbara, Santonópolis, Jaguara, Tanquinho, Candeal e Área Pastoral de Tiquaruçu. (Foto: Edilson Pereira).

 FESTA FESTA DE SANT'ANA - 7ª NOITE 23.07.2017
Aconteceu a sétima noite do Novenário da Festa de Sant'Ana 2017, noite dedicada às Santas Missões Populares, aos Ministérios Leigos e de Serviço. A noite teve como pregador Dom José Ruy Gonçalves Lopes, Bispo da Diocese de Jequié-BA. O tema abordado foi "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!" Foram homenageados a Pastoral Missionária, Pastoral da Acolhida, Comissões Paroquiais, Conselhos Paroquiais, Funcionários, Vila Olímpia, Parque das Acácias e as Paróquias da Forania III: Cidade Nova, Gabriela, Campo Limpo, João Paulo II, Conceição I e Queimadinha. (Foto: Edilson Pereira).

 FESTA FESTA DE SANT'ANA - 6ª NOITE 22.07.2017
Aconteceu a sexta noite do Novenário da Festa de Sant'Ana 2017, noite dedicada aos Jovens e a Comunidade Nossa Senhora do Carmo. A noite teve como pregador Pe. Paulo de Tarso Bispo, ex-vigário da nossa Paróquia e atual Pároco da Paróquia São Estevão em Santo Estevão-BA. O tema abordado foi "Sua Mãe guardava no coração todas estas coisas." Foram homenageados o Grupo Caminhada, Pastoral da Juventude, Esperança Jovem, Crismandos e Crismados, Pastoral Universitária, Grupos de Jovens, CJC/TOA, TLC, RCC, MEJ, Obra Shalom e as Paróquias da Forania IV: Anguera, Santo Estevão, Ipecaetá, Serra Preta, Bonfim de Feira, Ipuaçu e Antonio Cardoso. (Foto: Edilson Pereira).

 FESTA FESTA DE SANT'ANA - 5ª NOITE 21.07.2017
Aconteceu a quinta noite do Novenário da Festa de Sant'Ana 2017, noite dedicada à Vida Religiosa, às Vocações e a Comunidade Nossa Senhora da Glória. A noite teve como pregador Dom Itamar Vian, Arcebispo Emérito de Feira de Santana. O tema abordado foi "O Senhor fez em mim maravilhas, Santo é o Seu nome." Foram homenageados as Autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário, Irmãs Sacramentinas, Irmãs do Santo Rosário, demais Congregações e Ordens Religiosas na Arquidiocese, Pastoral Vocacional, Pastorais Sociais, Espaço Viva Mulher, Fazenda da Esperança, Pastoral Carcerária e as Paróquias da Forania I: Senhor dos Passos, Capuchinhos, Jomafa e Caseb. (Foto: Edilson Pereira).

 MISSA SOLENE PELOS 55 ANOS DA DIOCESE DE FEIRA DE SANTANA
No dia 21 de julho de 2017, a Diocese de Feira de Santana completou 55 anos de criação. Para marcar esta importante data, foi realizada na Paróquia da Catedral a Missa Solene às 17 horas, Presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom Zanoni Castro e concelebrada pelo Arcebispo Emérito Dom Itamar Vian, pelo pároco Pe. Arivaldo Aragão Vitória, vigários Pe Aristóteles da Silva, Pe. Jonilson Damasceno e vários presbíteros da Arquidiocese.

 CELEBRAMOS OS 55 ANOS DA DIOCESE DE FEIRA DE SANTANA
Hoje 21 de julho de 2017, a Arquidiocese de Feira de Santana completa 55 anos. Para marcar esta importante data, a Paróquia da Catedral convida toda a comunidade feirense, para a Missa Solene que será realizada às 17 horas na Catedral Metropolitana. A Diocese de Feira de Santana foi criada a 21 de julho de 1962 pela Bula "Quandoquidem novae" do Papa João XXIII (conforme Vaticano em Textos Fundamentais - Atos Oficiais da Santa Sé - Acta Apostolicae Sedis no ano de 1963 páginas 812 e 1070), desmembrada da Arquidiocese de São Salvador da Bahia. O primeiro bispo foi Dom Jackson Berenguer Prado (1962 - 1971). O segundo bispo foi Dom Silvério Jarbas Paulo de Albuquerque, OFM, (1973 -1995), o terceiro bispo Dom Itamar Vian, (1995- 2015) atual Arcebispo Emérito, pois, em 16 de janeiro de 2002, o Papa João Paulo II elevou a Igreja de Feira de Santana a categoria de Arquidiocese e o seu Bispo a dignidade de Arcebispo Metropolitano. Em 02 de dezembro de 2015, Dom Zanoni Demettino Castro, assumiu o governo da Arquidiocese com o seu lema episcopal: "Ecce Mitte Me".

 FESTA FESTA DE SANT'ANA - 4ª NOITE 20.07.2017
Aconteceu a quarta noite do Novenário da Festa de Sant'Ana 2017, noite dedicada aos Amigos, a Pastoral Litúrgica, aos Coroinhas, aos Ministros Extraordinários, aos Dizimistas e à Comunidade Pierre Vigne. A noite teve como pregador Mons. José Nery de Almeida, ex-pároco da Catedral e atual Vigário Geral e Pároco da Paróquia N. Sra. da Conceição em Conceição do Jacuipe. O tema abordado foi "Filho, esta é a tua Mãe!." Foram homenageados a Pastoral Litúrgica, Pastoral do Dízimo, Coroinhas, Acólitos, Grupos de Canto, Coro Vozes da Catedral, Fraternidade Eucarística, Ministros Extraordinários e as Paróquias da Forania V: São Gonçalo, Conceição da Feira, Amélia Rodrigues e Conceição do Jacuipe. (Foto: Edilson Pereira).

 FESTA FESTA DE SANT'ANA - 3ª NOITE 19.07.2017
Aconteceu a terceira noite do Novenário da Festa de Sant'Ana 2017, noite dedicada às Crianças, aos Adolescentes, aos Educadores, à Obra Promocional e à Comunidade Nossa Senhora de Lourdes. A noite teve como pregador Pe. Pedro Moraes Brito Júnior, ex-pároco da Catedral e atual Pároco da Paróquia Senhor do Bonfim no Cruzeiro e Vigário Forâneo. O tema abordado foi "Entraram na casa, viram o Menino com Maria, sua Mãe." Foram homenageados o Catequese, Batismo, Pastoral da Criança, Encontro de Crianças com Cristo, Colégio Padre Ovídio, Obra Promocional de Sant'Ana, Mem de Sá, Pedra do Descanso e as Paróquias da Forania II: Cruzeiro, Feira IX, Tomba, Panorama e Feira X. (Foto: Edilson Pereira).

 FESTA FESTA DE SANT'ANA - 2ª NOITE 18.07.2017
Aconteceu a segunda noite do Novenário da Festa de Sant'Ana 2017, noite dedicada aos Trabalhadores, à Imprensa, Meios de Comunicação Social e a Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A noite teve como pregador Pe. José Abel Carvalho Pinheiro, Ex-Pároco da Catedral e atual Pároco da Paróquia do SS. Sacramento e Sant'Ana em Salvador. O tema abordado foi "Minha mãe e meus irmãos, são os que fazem a vontade do Pai." Foram homenageados o Terço dos Homens, Militares, Profissionais Liberais, Comerciantes e Comerciários, Industriários, Agricultores, PASCOM, Centro Social Mons. Jessé e as Paróquias da Forania VI: Coracão de Maria, Irará, Pedrão, Ouriçangas e Água Fria. (Foto: Edilson Pereira).

 COMEÇOU A FESTA FESTA DE SANT'ANA - 1ª NOITE 17.07.2017
Com a Catedral Metropolitana repleta de fiéis, autoridades civis e religiosas, aconteceu a primeira noite do Novenário da Festa de Sant'Ana 2017, noite dedicada às Famílias e aos Motoristas. A Celebração Eucarística foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana, Dom Zanoni Demettino Castro e teve como pregador Dom Francisco Canindé Palhano, Bispo da Diocese de Senhor do Bonfim-BA. O tema abordado foi "Houve um casamento em Caná da Galileia e a mãe de Jesus estava presente." Foram homenageados o Encontro de Casais com Cristo, a Pastoral Familiar, Cursilho, os Motoristas e as paróquias São José das Itapororocas e Nossa Senhora dos Humildes. (Foto: Edilson Pereira).

 ANÚNCIO SOLENE DA FESTA DE SANT'ANA 2017
Com as presenças do Arcebispo Metropolitano Dom Zanoni Castro, do Pároco Pe. Arivaldo Aragão, dos vigários Pe Aristóteles da Silva e Pe. Jonilson Damasceno, religiosos, religiosas, seminaristas, autoridades civis, militares e da comunidade feirense, aconteceu na noite de 02 de julho na Catedral Metropolitana de Sant'Ana a Celebração Solene de Anúncio da Festa de Sant'Ana 2017. Com a igreja completamente lotada, foi anunciada oficialmente a Festa da Padroeira deste ano, que terá seu início no dia 17 de julho e encerrando com o Dia da Padroeira em 26 de julho, com vasta programação. (Foto: Edilson Pereira)


 APRESENTAÇÃO DA COMISSÃO DA FESTA DE SANT'ANA 2017
Apresentação da Comissão da Festa de Sant'Ana 2017, durante a Missa das 19 horas do Dia Santo de Natal, na Catedral Metropolitana, sob a Presidência do Arcebispo Dom Zanoni Castro.



PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE SANT'ANA 2017

02/07/2017 - Domingo

18:30 - Santa Missa com Anúncio Solene da Festa de Sant'Ana 2017

17/07/2017 - Domingo

Abertura da Festa de Sant'Ana 2017

INFORMAÇÕES GERAIS DA FESTA 2017

TODOS OS DIAS:

- Às 15:00 - ORAÇÃO DO TERÇO DA DIVINA MISERICÓRDIA

CONFISSÕES

- Às 17:00 - SANTA MISSA
- Às 19:15 - ORAÇÃO DO SANTO TERÇO
- Às 19:45 - MOMENTO MARIANO
- Às 20:00 - NOVENÁRIO SOLENE
- Às 21:30 - QUERMESSE E ATRAÇÕES, com venda de lanches e lembranças, show/louvor, atrações, diversões, sorteios, apresentações e etc.

- No dia 02/07, Domingo, às 18:30h acontecerá o ANÚNCIO SOLENE DA FESTA DE SANT'ANA 2017 e às 19:00h SANTA MISSA.

- No dia 17/07, segunda-feira, Abertura do Solene Novenário, estaremos acolhendo às 19:30 a Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida na nossa Catedral Metropolitana.

- No dia 21/07, sexta-feira, para celebrar os 55ª Anos da Arquidiocese será Celebrado a SANTA MISSA às 17:00 na Catedral e será apresentado o MEMORIAL: Sant'Ana dos Olhos d'Agua. Aguardem!

- No dia 22/07, Sábado, após o Novenário acontecerá na Praça da Catedral a CRISTOTECA.

- No dia 23/07, Domingo, às 10:00, acontecerá a MISSA E A PROCISSÃO DAS CRIANÇAS.

- Toda a Festa será TRANSMITIDA pela WEB-TV e WEB-RÁDIO SANT'ANA e pela RÁDIO SOCIEDADE DE FEIRA DE SANTANA (AM 970) e RÁDIO SÃO GONÇALO (AM 1410)

- No dia 27/07 às 19:30, Solenidade da Dedicação da Catedral de Sant'Ana, celebraremos a MISSA DA GRATIDÃO com todos que trabalharam e se doação na Festa de Sant'Ana 2017. Venha você também!

- Visite a nossa página, fique informado e envie seu pedido de oração: www.catedraldesantana.com.br.

NOVENÁRIO DA FESTA DE SANT'ANA 2017


17 a 25 de Julho de 2017 às 20:00 horas

Tema: "Aprender com a filha de Sant'Ana: Fazei tudo o que Ele vos disser".

1ª NOITE - 17/07/2017 (SEGUNDA-FEIRA)
NOITE DEDICADA ÀS FAMÍLIAS E AOS MOTORISTAS.
Tema: "Houve um casamento em Caná da Galileia e a mãe de Jesus estava presente."
Homenageados: Encontro de Casais com Cristo, Pastoral Familiar, Cursilho e todos os Motoristas.
Paróquias Convidadas: Paróquia São José das Itapororocas e Nossa Senhora dos Humildes.
Pregador: Dom Francisco Canindé Palhano (Bispo da Diocese de Senhor do Bonfim-BA)

2ª NOITE - 18/07/2017 (TERÇA-FEIRA)
NOITE DEDICADA AOS TRABALHADORES, À IMPRENSA, MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E À COMUNIDADE N. SRA. DO PERPÉTUO SOCORRO.
Tema: "Minha mãe e meus irmãos, são os que fazem a vontade do Pai."
Homenageados: Terço dos Homens, Militares, Profissionais Liberais, Comerciantes e Comerciários, Industriários, Agricultores, PASCOM e Centro Social Mons. Jessé.
Paróquias da Forania VI: Coracão de Maria, Irará, Pedrão, Ouriçangas e Água Fria.
Pregador: Pe. José Abel Carvalho Pinheiro (Pároco da Paróquia do SS. Sacramento e Sant'Ana em Salvador)

3ª NOITE - 19/07/2017 (QUARTA-FEIRA)
NOITE DEDICADA ÀS CRIANÇAS, AOS ADOLESCENTES, AOS EDUCADORES, À OBRA PROMOCIONAL E À COMUNIDADE N. SRA. DE LOURDES.
Tema: "Entraram na casa, viram o Menino com Maria, sua Mãe."
Homenageados: Catequese, Batismo, Pastoral da Criança, Encontro de Crianças com Cristo, Colégio Padre Ovídio, Obra Promocional de Sant'Ana, Mem de Sá e Pedra do Descanso.
Paróquias da Forania II: Cruzeiro, Feira IX, Tomba, Panorama e Feira X.
Pregador: Pe. Pedro Moraes Brito Júnior (Pároco da Paróquia Senhor do Bonfim no Cruzeiro e Vigário Forâneo)

4ª NOITE - 20/07/2017 (QUINTA-FEIRA)
NOITE DEDICADA AOS AMIGOS, À LITURGIA, AOS COROINHAS, AOS MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS, AOS DIZIMISTAS E À COMUNIDADE PIERRE VIGNE.
Tema: "Filho, esta é a tua Mãe!"
Homenageados: Pastoral Litúrgica, Pastoral do Dízimo, Coroinhas, Acólitos, Grupos de Canto, Coro Vozes da Catedral, Fraternidade Eucarística e Ministros Extraordinários.
Paróquias da Forania V: São Gonçalo, Conceição da Feira, Amélia Rodrigues e Conceição do Jacuipe.
Pregador: Mons. José Nery de Almeida (Vigário Geral e Pároco da Paróquia N. Sra. da Conceição em Conceição do Jacuipe)

5ª NOITE - 21/07/2017 (SEXTA-FEIRA) - 55 Anos da criação da Diocese.
17:00h - Santa Missa no 55º Anos da Diocese de Feira de Santana.
NOITE DEDICADA À VIDA RELIGIOSA, ÀS VOCAÇÕES E À COMUNIDADE N. SRA. DA GLÓRIA.
Tema: "O Senhor fez em mim maravilhas, Santo é o Seu nome."
Homenageados: Autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário, Irmãs Sacramentinas, Irmãs do Santo Rosário, demais Congregações e Ordens Religiosas na Arquidiocese, Pastoral Vocacional, Pastorais Sociais, Espaço Viva Mulher, Fazenda da Esperança e Pastoral Carcerária.
Paróquias da Forania I: Senhor dos Passos, Capuchinhos, Jomafa e Caseb.
Pregador: Dom Itamar Vian (Arcebispo Emérito de Feira de Santana)

6ª NOITE - 22/07/2017 (SÁBADO)
NOITE DEDICADA AOS JOVENS E À COMUNIDADE N. SRA. DO CARMO.
Tema: "Sua Mãe guardava no coração todas estas coisas."
Homenageados: Caminhada, Pastoral da Juventude, Esperança Jovem, Crismandos e Crismados, Pastoral Universitária, Grupos de Jovens, CJC/TOA, TLC, RCC, MEJ e Obra Shalom.
Paróquias da Forania IV: Anguera, Santo Estevão, Ipecaetá, Serra Preta, Bonfim de Feira, Ipuaçu e Antonio Cardoso.
Pregador: Pe. Paulo de Tarso Bispo (Pároco da Paróquia São Estevão em Santo Estevão-BA)

7ª NOITE - 23/07/2017 (DOMINGO)
07:00h - Santa Missa
08:30h - Batizados
10:00h - Santa Missa e Procissão das Crianças.
17:00h - Santa Missa

NOITE DEDICADA ÀS SANTAS MISSÕES POPULARES, AOS MINISTÉRIOS LEIGOS E DE SERVIÇO.
Tema: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!"
Homenageados: Pastoral Missionária, Pastoral da Acolhida, Comissões Paroquiais, Conselhos Paroquiais, Funcionários, Vila Olímpia e Parque das Acácias.
Paróquias da Forania III: Cidade Nova, Gabriela, Campo Limpo, João Paulo II, Conceição I e Queimadinha.
Pregador: Dom José Ruy Gonçalves Lopes (Bispo da Diocese de Jequié-BA)

8ª NOITE - 24/07/2017 (SEGUNDA-FEIRA)
NOITE MARIANA DEDICADA AOS AVÓS, AOS IDOSOS E À COMUNIDADE SÃO FRANCISCO DE ASSIS.
Tema: "Alegra-te, Cheia de Graça, o Senhor está contigo!"
Homenageados: Legião de Maria, Mãe Rainha, Terço das Mulheres, Apostolado da Oração, Pastoral da Pessoa Idosa, Dispensário Santana, Pastoral da Escuta e Vicentinos.
Paróquias da Forania VII: Santa Barbara, Santonópolis, Jaguara, Tanquinho, Candeal e Área Pastoral de Tiquaruçu.
Pregador: Pe. Adilton Pinto Lopes (Reitor da Basília de N. Sra. da Conceição da Praia e Diretor do Instituto de Teologia da UCSal)

9ª NOITE - 25/07/2017 (TERÇA-FEIRA)
NOITE DEDICADA AOS DEVOTOS, AOS SEMINÁRIOS SANTANA MESTRA E PROPEDÊUTICO, ÀS COMISSÕES DE SANT'ANA E À COMISSÃO DA FESTA 2017.
Tema: "Bem-Aventurada aquela que acreditou".
Homenageados: Fé Católica, Seminário Maior Sant'Ana Mestra, Seminário Propedêutico Nossa Senhora da Providência, Faculdade Católica de Feira de Santana, Colaboradores e Amigos de Sant'Ana, Comissões passadas de Sant'Ana e Comissão 2017.
Pregador: Dom Zanoni Demettino Castro (Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana).

26 de Julho de 2017 - DIA DA EXCELSA PADROEIRA

05:00 - Alvorada festiva

07:00 - Santa Missa.
Pregador: Mons. Luiz Rodrigues Oliveira (Representante do Clero e Paróco da Paróquia Senhor dos Passos)

10:00 - SOLENE CONCELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA, Presidida pelo Exmo. Revmo. Dom Zanoni Demettino Castro (Arcebispo de Feira de Santana).
Pregador da Festa: Dom Walmor Oliveira de Azevedo (Arcebispo de Belo Horizonte).

16:00h - PROCISSÃO DE SENHORA SANT'ANA, com a participação das Paróquias da Arquidiocese com as imagens dos seus respectivos padroeiros.
18:00h - PALAVRA DE DOM ZANONI¸ Arcebispo de Feira de Santana.
BÊNÇÃO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO
E ENCERRAMENTO DOS FESTEJOS 2017.

27/07/2017 (QUINTA-FEIRA) - Solenidade da Dedicação da Catedral de Sant'Ana
19:30h - Santa Missa da Gratidão
Ação de Graças com todos que trabalharam, se doação na Festa de Sant'Ana 2017 e que experimentaram as Maravilhas do Senhor e a intercessão de Sant'Ana e de sua Filha.


COMISSÃO DE HONRA

 . Dom Zanoni Demettino Castro - Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana
 . Dom Itamar Vian - Arcebispo Emérito de Feira de Santana
 . Pe. Arivaldo Aragão Vitória - Pároco
 . Pe. Aristóteles da Silva - Vigário Paroquial
 . Pe. Jonilson Damasceno - Vigário Paroquial

EQUIPE DE COORDENAÇÃO DA FESTA DE SANT'ANA 2017

 . Carlos Augusto de Carvalho Freitas
 . Eliel Cunha dos Santos
 . Francisco Monte Gomes
 . Loacy Franco Bastos
 . Raimundo Alves Carneiro



DEVOÇÃO A SANT´ANA

Deus encheu de dons a Sant'Ana e a seu esposo São Joaquim, pois são aqueles que na história da Salvação deviam ser os agentes para gerar a obra-prima da graça divina que foi Maria Santíssima. Sant'Ana recebe um culto especial entre os santos, pois colaborou com o plano de Deus ao educar sua Filha, na obra do Espírito Santo, para fazer frutificar os dons maravilhosos postos por Ele na alma da futura Mãe do Senhor. Foi no seu ventre que Deus predestinou Maria a tornar-se a Mãe do seu Filho, salvação dos pecadores. Ao louvar Sant'Ana nos colocamos sob a sua proteção e nos inspiramos nela como modelo para as nossas vidas. A Festa de Sant'Ana que comemoramos de 17 a 25 de julho com o Novenário e dia 26 de julho a Festa e Procissão, é sempre um momento especial que favorece a reflexão e fortalece a fé cristã. Sendo Padroeira de nosso Município, este louvor de Sant'Ana é mais do que a festa de uma paróquia, mas deve reunir todos os seus filhos em uma grande celebração de fé e gratidão por Ela, que intercede por nós perante Cristo.

ORAÇÃO A SENHORA SANT'ANA

Mãe da Mãe de Jesus, ó Sant'Ana, que recebestes de Deus a bênção prometida a todos os povos, abençoai as nossas famílias, fortalecei o laço de amor que as une e dai-lhes a graça de crescerem na fé, no perdão e na oração.
Livrai-nos, ó gloriosa Sant'Ana, de todos os males e guiai os nossos passos para sempre percorrermos os caminhos do Senhor e vivermos as lições que o evangelho nos ensina.
A Vós, ó Senhora, confiamos a grande família que é a nossa Arquidiocese de Feira de Santana. Ajudai0nos a caminhar unidos, porque somos todos irmãos. Amém!






Paróquia da Catedral Metropolitana de Sant'Ana
Praça Monsenhor Renato de Andrade Galvão, s/nº - Centro
44015-020 - Feira de Santana, Bahia
Telefones: (75) 3223-7366 / 3623-0055
E-mail: paroquia@catedraldesantana.com.br
Webmail (acesso restrito)
 Copyright © Catedral Metropolitana de Sant'Ana