Orientações Litúrgicas para o Ciclo da Páscoa – ANO B
cf.: Diretório da Liturgia, CNBB, 2021
TEMPO DO QUARESMA
O tempo da Quaresma vai da 4a. feira de Cinzas até a Missa da Ceia do Senhor, exclusive. É tempo para preparar a celebração da Páscoa. “Tanto na liturgia quanto na catequese litúrgica esclareça-se melhor a dupla índole do tempo quaresmal que, principalmente pela lembrança ou preparação do Batismo e pela penitência, fazendo os fiéis ouvirem com mais frequência a palavra de Deus e entregarem-se à oração, os dispõe à celebração do mistério pascal” (SC, n. 109).
Anotações
- Durante este tempo, é proibido ornar o altar com flores; o toque de instrumentos musicais só é permitido para sustentar o canto. Excetuam-se o Domingo Laetare (4a. Domingo da Quaresma), bem como as solenidades e festas.
- A cor do tempo é roxo. No Domingo Laetare, pode-se usar cor-de-rosa (IGMR, no 308f).
- Em todas as Missas e Ofícios (onde se encontrar), omite-se o Aleluia.
- Nas solenidades e festas somente, como ainda em celebrações especiais, diz-se o Te Deum e o Glória.
- As memórias obrigatórias que ocorrerem neste tempo podem ser celebradas como memórias facultativas (cf. Anotações Gerais 2.4). Não são permitidas missas votivas.
- Na celebração do Matrimônio, seja dentro ou fora da Missa, deve-se sempre dar a bênção nupcial; mas admoestem-se os esposos que se abstenham de demasiada pomba.
Campanha da Fraternidade
A conferência Nacional dos Bispos do Brasil promove este ano, durante a Quaresma, a Campanha da Fraternidade, cuja finalidade principal é vivenciar e assumir a dimensão comunitária e social da Quaresma. A Campanha da Fraternidade ilumi9na de modo particular os gestos fundamentais desse tempo litúrgico: a oração, o jejum e a esmola.
Neste Ano, o tema da Campanha é Fraternidade e diálogo: um compromisso de amor e o lema: “Cristo é a nossa paz. Do que era dividido ele fez uma unidade” (Ef 2,14).
Notas para a Quarta-feira de Cinzas:
- Dia de jejum e abstinência.
- Na Missa, depois do Evangelho e da homilia, se benzem e impõem as cinzas feitas de ramos de oliveira ou outras árvores, bentos no Domingo de Ramos do ano anterior. O ato penitencial se omite.
- A bênção e imposição das cinzas também podem ser feitas sem Missa; neste caso, oportunamente, precede uma Liturgia da Palavra, aproveitando o canto de Entrada, a Coleta e as leitura da Missa com seus cantos; depois da homilia, são bentas as cinzas e impostas, e o rito termina com a oração dos fieis.
SEMANA SANTA
A Semana Santa, que inclui o Tríduo Pascal, visa recordar a Paixão e a Ressurreição de Cristo, desde a sua entrada messiânica em Jerusalém. (cf. NALC, n. 31)
Anotações Gerais
Os Ritos especiais da Semana Santa.
Domingo de Ramos da Paixão do Senhor
Anotações
- No Ofício divino
- Em todas as Missas deste domingo
- Depois da procissão
- A bênção e a procissão de ramos
- Durante a leitura da Paixão
TRÍDUO PASCAL
O tríduo Pascal da Paixão e Ressurreição do Senhor começa com a Missa Vespertina da Ceia do Senhor, possui o seu centro na Vigília Pascal e encerra-se com as Vésperas do Domingo da Ressurreição (NALC, n. 19). É o ápice do ano litúrgico porque celebra a Morte e a Ressurreição do Senhor, “quando Cristo realizou a obra da redenção humana e da perfeita glorificação de Deus pelo seu mistério pascal, quando morrendo destruiu a nossa morte e ressuscitando renovou a vida” (NALC, n. 18; Guia Litúrgico Pastoral, p.11).
Anotações
O órgão ou outros instrumentos musicais toca-se hoje na Missa vespertina até o fim do canto do Glória. Depois não se toca, até o Glória da Missa da Vigília noturna da Ressurreição (a menos que seja para sustentar o canto)
Sagrada Comunhão no Tríduo Pascal
- Aos fiéis em geral,
- Aos doentes que não podem
- Aos gravemente doentes
Missas no Tríduo Sacro
- Na Quinta-feira Santa,
- Quando a exigência pastoral o pedir,
- Os sacerdotes
- Exéquias: Os enterros
- O tabernáculo esteja
- Reserve-se uma capela
- Convidem-se os fieis
SEXTA-FEIRA SANTA (DA PAIXÃO)
…
Anotações para a Sexta-feira Santa
- Recomenda-se
- Hora: a solene
- O altar, no início
- Adoração da Cruz: pode-se
Obs.: a cruz somente é coberta com véu vermelho - Para a leitura da Paixão,
- Hoje,
- A Igreja
VIGÍLIA PASCAL
A Vigília Pascal é o cume do ano litúrgico. Sua celebração
Br. Vigília solene, cuja
No Canon romano:
Para a Vigília pascal,
Anotações para a Vigília Pascal
- O Oficio de Leituras do Domingo
- A Celebração da Missa da Vigília é proibida onde
- A cor dos paramentos
- Os sacerdotes que celebram
- Os fieis que comungam
- Na aspersão dos fieis
- O Círio pascal
- Nas completas
TEMPO PASCAL
Os cinquenta dias entre o domingo da Ressurreição e o domingo de Pentecostes. É o tempo da alegrai e da exultação, um só dia de festa, “um grande domingo” (NALC, n. 22). São dias de Páscoa e não após a Páscoa. “Os oito primeiros dias do tempo pascal forma a oitava da Páscoa e são celebrados como solenidades do Senhor” (NSALC, n. 24). A festa da Ascensão é celebrada no Brasil no 7o. domingo da Páscoa. a semana seguinte, até Pentecostes, caracteriza-se pela preparação à celebração da vinda do Espírito Santo. Em sintonia com as outras Igrejas cristãs, no Brasil, realizamos nesta semana a “Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos”. Recomendam-se para esta ocasião orações durante a missa, sobretudo na oração dos fiéis, e oportunamente a celebração da missa votiva pela unidade da Igreja (cf. Diretório Ecumênico, n. 22 e 24).
Anotações
- A Missa da Aurora não é conventual.
- Ao “E se encarnou” (no Credo), todos genufletem. Se o Credo for cantado: com os dois joelhos.
- Os sacerdotes podem celebrar ou concelebrar três Missas, contanto que sejam celebradas nas respectivas horas, e receber a espórtula de cada Missa.
- Nas Missas de Natal, usam-se regularmente as leituras propostas, com a possibilidade de escolher os textos mais apropriados de uma das três Missas, para a utilidade da respectiva assembleia (cf. Lecionário Dominical, p. 73).
- Na primeira missa (“da noite”), após o Sinal da Cruz e a saudação do que preside, pode-se cantar ou recitar, do ambão, o Anúncio do Natal antes da entoação do Glória (cf. p. 38).
Último dia do Ano – 31/12/2019
I Vésperas da Solenidade seguinte.
Nota: Hoje, último dia do ano civil, concede-se a Indulgência Plenária a todas as pessoas que, em comunidade, nas igrejas e oratórios públicos ou semipúblicos, rezarem ou cantarem o “Te